O mundo virtual vive um período particularmente convulso: Ciberataques de nível mundial, programas seqüestradores. E agora o inquietante anuncio de que más de 560 milhões de  senhas tem sido subidas na rede com contas roubadas de servidores como Dropbox, LinkedInk, Tumblr o Badoo.

Com um peso de 75GB, o arquivo com as senhas roubadas pode se descarregar facilmente, e inclui contas de correio electrónico de usuários pertencentes a servidores como gmail ou yahoo e suas correspondentes senhas.

Qualquer usuário de serviços como LinkedIn, LastFM, Tumblr, Dropbox, MySpace, Adobe ou Badoo poderia se encontrar com que a sua senha está entre as filtradas. Para comprovar se tem sido assim, pode-se visitar a web ‘HaveIbeenpwned’,  introduzir o endereço de correio electrónico e efetuar a pesquisa,. Se aparecer em vermelho os seus dados foram comprometidos. O site mostrara o serviço vulnerado e a data em que aconteceu, você também poderá configurar alertas pro futuro.

Com o intuito de simplificar ou por simples preguiça, muitos usuários continuam protegendo o acesso aos seus dados com senhas realmente fracas. Os expertos asseguram que más do 50% das contas utilizam senhas como “123456”, “123456789”, a própria palavra “password” ou as primeiras letras do teclado: “querty”. Como assim também uma única senha para tudo.
Por isso os expertos insistem na necessidade de utilizar “senhas robustas” para manter a salvo os nossos dados pessoais. Temos que ter senhas seguras com uns dez dígitos e caracteres especiais e alfanuméricos”. Já alguns navegadores como Safari oferecem uma sugestão de senha bem complexa para cada site em que vamos-nos cadastrar. Também a preenche automaticamente cada vez vez que voltamos no site  cadastrado.

É um bom momento para activar a verificação em dois passos. Essa é a melhor forma de proteger uma conta ‘online’. Assim, alem da senha, teremos que introduzir um código recebido no celular. Algo impossível para qualquer ‘hacker’ situado a milhares de quilômetros de nos e do nosso ‘smartphone’”.
Então merece a pena dedicar uns minutos a fortalecer a segurança dos nossos equipamentos informáticos, e reduzir sua vulnerabilidade. Num mundo no que também existem as agressões, as invasões  e a delinquência de alto nível.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: